Nova era tributária: sistema para CBS e IBS já está em testes

Unificação de tributos vai ganhar plataforma integrada ao Gov.br com capacidade para até 150 bilhões de operações por ano

Embora ainda esteja em fase de implementação , a Reforma Tributária já começou a tomar forma longe dos holofotes. Técnicos do governo federal e especialistas do setor tecnológico estão finalizando os sistemas que vão tornar possível a unificação de cinco tributos: IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS. A mudança dará origem à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

De acordo com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que lidera o desenvolvimento da tecnologia, a nova plataforma digital será integrada ao Gov.br e promete trazer mais simplicidade, segurança e eficiência para a gestão fiscal no país. A expectativa é que o sistema tenha capacidade para processar até 150 bilhões de operações por ano, operando em nuvem e com estrutura adaptável, mesmo com a legislação ainda em evolução.

A proposta é tornar o processo de arrecadação e fiscalização mais ágil e menos burocrático para empresas e governos, alinhando o Brasil às melhores práticas internacionais.

Os sistemas, no entanto, ainda estão passando por uma fase de testes e apresentações, o que permitirá ajustes antes do lançamento definitivo.

A Reforma Tributária tem o objetivo de transformar o cenário fiscal brasileiro. E, ao que tudo indica, a digitalização será uma das grandes aliadas dessa nova era tributária.

Saiba mais aqui.